RGB OU CMYK, QUANDO USAR CADA UMA?

RGB

  • Cores da Luz ;
  • Como visualizamos as cores na natureza;
  • Informação vinda do monitor e televisor;
  • Formato de cor ideal para utilizar no design para internet.
  • Vale lembrar: Os monitores apresentam todas as cores em RGB. É necessário que ao criar seu arquivo, seja escolhida a opção CMYK para evitar surpresas com a coloração de seu projeto.

CMYK

  • Cores da Tinta;
  • Recria as cores utilizando uma mistura calibrada de tintas;
  • Utilizada em todas as impressoras e fotocopiadoras;
  • Cores opostas as vistas no RGB.

O QUE É PANTONE?

Uma escala de cor baseado em uma mistura específica de pigmentos.

O sistema Pantone® também permite que cores especiais sejam impressas, tais como as cores metálicas e fluorescentes.

VOCÊ SABE QUAL A DIFERENÇA ENTRE BITMAP E VETOR?

BITMAP

É composto por Pixel.

Suas dimensões de impressão são definidas por DPI,e ao ampliá-lo ocorre perda de definição.

Formatos comuns PSP, GIF, JPEG, PNG e TIFF.

VETOR

É composto por linhas matemáticas.

Ele não tem DPI, pode ser redimensionado em qualquer tamanho sem perder a qualidade.

Formatos comuns EPS, CDR e AI.

guia de fechamento de arquivo

IMAGENS - Não use arquivos JPEG nas suas imagens! O formato ideal é TIFF, Pois tem uma elevada definição de cores. JPEG é um formato destinado para WEB, assim como PNG.

CORES - Use sempre a escala CMYK ou Pantone®, nunca a RGB! CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) é o sistema de cores usados pelas gráficas. Já o RGB*(vermelho, verde e azul) é o sistema de cor usado nos objetos que emitem luz, na televisão e monitores, por exemplo.

FONTES - Converta suas fontes em curvas! Certifique-se de converter seus textos em curvas,assim você evita problemas de incompatibilidade de fontes.

LINKS - Envie as imagens “linkadas”! Um dos esquecimentos mais comuns de quem envia os trabalhos para as gráficas é precisamente este, esquecer de enviar todas as imagens que usou no trabalho. Portanto envie os links à parte, o arquivo ficará mais leve e mais fácil se for necessário alterar algo de última hora.

SANGRA - Envie seu trabalho com sangra! A sangra irá evitar que o operador da guilhotina erre o corte e prejudique seu material. Geralmente usa-se de 3 à 5mm.

MARCAS DE CORTE - Envie seu trabalho com marcas de corte! Assim o operador de artefinal saberá onde o trabalho será cortado sem erro.

RESOLUÇÃO - Envie um pdf de alta resolução! Para fecha-lo de maneira correta, salve como pdf/x-1a:2001 com qualidade para impressão. O arquivo deverá ter 300dpi e qualidade de imagem máxima.